sábado, 4 de dezembro de 2010

Ferramentas Para se Apaixonar Pela Vida

Olá amigos e visitantes, já faz uns três dias que eu não posto aqui em meu blog, mas isso não é nada mais nada menos que falta de tempo. Mas podem ficar ligando aqui, porque na medida do possível eu vou está por aqui, postando atualizações.

Hoje gostaria de falar de um livro que li já faz um tempinho, gostei muito e gostaria de compartilhar com vocês.
É de Augusto Cury - Dez coisas Para Ser Feliz, FERRAMENTAS PARA SE APAIXONAR PELA VIDA.
Augusto Cury, nos diz o que é ser feliz e como as pessoas confundem Ser Feliz com Vida Perfeita.
Ser feliz não é ter uma vida perfeita. Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, perdas e frustrações. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar autor da própria história.
As pessoas ultimamente estão muito ansiosas, a pesquisa que Augusto fez em São Paulo prova isso. 37,8% das pessoas estão ansiosas(mais de quatro milhões). Além disso, dois milhões de pessoas, incluindo jovens e adultos, têm insônia, fazem uma guerra na própria cabeça. Você pode até está se perguntando, que guerra? A guerra dos pensamentos. Cuidado!!! Nem os generais vencem essa batalha.
Há um dado da pesquisa que me deixou preocupadíssimo e talvez deixe você também, diz Augusto Cury. Mais de dois milhões de pessoas (22%) estão com péssima qualidade de vida, cada uma delas apresentam dez ou mais sintomas. Isso é muito grave. Todos nós devemos melhorar nossa qualidade de vida para sermos felizes.

Vou colocar aqui um trecho do livro para você ter uma idéia do que acontece:

(Paradoxo do mundo moderno)
"Nunca tivemos um avanço tão grande na tecnologia, mas o homem nunca experimentou tantos transtornos psíquicos. Nunca tivemos tantos meios para nos proporcionar conforto - os veículos, o telefone, a geladeira -, mas o homem nunca se sentiu tão desconfortável em sua mente. Nunca tivemos tanto meios para nos dar prazer - a TV, a Internet, o Cinema -, mas o homem nunca foi tão triste.
A sociedade moderna se tornou uma fabrica de estresse. E você vive nesse mundo maluco! O que fazer?
Mudar de planeta não é possível! Viver com ermitão isolado do mundo não adiantará, pois levaremos nossos problemas aonde formos. Refugiar-se no álcool e nas drogas, como muitos jovens fazem, só expande a miséria e destrói a vida. Se esconder, como muitos adultos, atrás da conta bancária e dos status social e fingir que nada está acontecendo, é fugir da realidade.
Vivemos em um mundo complicado. Mas não tente fugir dele. É nele que devemos nos realizar, ser feliz e saudáveis. A luz só é bela quando acesa na escuridão."

Esse livro tem muitos parágrafos interessantes, vale a pena tirar uma hora do nosso tempo para se dedicar a lê-lo.
Já no finalzinho do livro o psiquiatra e escritor Augusto Cury dá algumas dicas para Adultos se realizar e os Jovens serem bem-sucedidos em suas vidas.

(Dicas para ser um adulto realizado)

"Explore o desconhecimento. Liberte-se do cárcere da insegurança e saia da zona de conforto dos seus diplomas, status e sucessos antigos. Penetre nos labirintos da vida. Traga soluções para os problemas e previna erros no trabalho. Tenha novas atitudes para encantar os filhos, a namorada, o cônjuge, os colegas.
Se quiser sucesso emocional, profissional e social, você precisa ser um empreendedor. Como empreendedor, errará diversas vezes, mas esse é o preço da conquista. Não há vitória sem derrotas e nem pódio sem labuta."

(Dicas para ser um jovem bem-sucedido)

"A maioria dos jovens da atualidade não tem sonhos, nem maus nem bons. Eles não têm uma causa para lutar. Estão despreparados para os desafios sociais e profissionais. Poderão engrossar a massa de pessoas frustradas.
Anime-se! Tenha metas. Faça o que ninguém fez. Sonhe muito, sonhe alto, mas tenha seus pés na terra. Valorize os seus estudos. Ame a sua escola. Crie oportunidades. Ao criá-las, não tenha medo de falhar. Se falhar, não tenha medo de chorar. Se chorar, repense a vida, mas não recue."

Por fim só queria dizer que apesar disso tudo que o livro diz, não existe felicidade sem Deus na vida. Temos que dar prioridade a voz de Deus na nossa vida só assim seremos felizes por completo. Se tivermos Deus em nosso coração, sempre haverá um vazio a ser preenchido. Se o problema é espiritual não podemos procurar a felicidade em coisas terrenas. Tem muitas pessoas que já estão realizadas, profissionalmente, emocionalmente, financeiramente, mas ainda existe algo para completar a sua felicidade e esse algo com certeza é a ligação da alma com Deus. A intimidade do espírito do homem com Deus.
Augusto Cury fala da "Inteligência Espiritual" olha só o que ele diz a respeito:
"Inteligência Espiritual é procurar por Deus, independente de uma religião, mesmo sendo confuso no novelo da existência. É agradecer a Deus pelo dia, pela noite, pelo sol, por sermos um ser único no universo.
É procurar as respostas que a ciência nunca nos deu. É ter esperança na desolação, amparo na tribulação, coragem nas dificuldades."

PROCURAR POR DEUS, CONHECÊ-LO E AMÁ-LO É UM ATO INTELIGENTÍSSIMO. O AMOR DO SER HUMANO PELO AUTOR DA VIDA PRODUZ FORÇA NA FRAGILIDADE, CONSOLO NA TEMPESTADE E SEGURANÇA NO CAOS.

Tenham todos um ótimo fim de semana e até a próxima postagem.
Abraços.
Carlos Jr

Nenhum comentário: